iRadarPPP 164,88 pts. +0,12 %
iRadarPPP Água e Esgoto 862,30 pts. +0,52 %
iRadarPPP Iluminação Pública 300,91 pts. -0,01 %
iRadarPPP Resíduos Sólidos 214,94 pts. -0,07 %
iRadarPPP Rodovias 67,26 pts. -0,01 %

Com o maior número de licitações publicas no ano, iRadarPPP fecha o mês de abril em alta

O iRadarPPP de abril/24 teve alta relevante, de 2,32%, alcançando 103,139808 pontos (estimativa de investimento em R$ 1,082 trilhão. O índice acumula alta de 4,82% em 2024.

As movimentações das iniciativas de PPP e concessão levaram a alta do índice, sobretudo pelo surgimento de 53 novas iniciativas, o maior quantitativo mensal observado no ano, e pela publicação de 39 licitações no período, envolvendo 11 segmentos distintos. Este quantitativo também é o maior observado no ano, e supera a média mensal observada em 2023. Além disso, foram 11 aberturas de consultas públicas no período.

Dentre as iniciativas, destaque para a concessão de gestão e manejo de resíduos sólidos, em Araraquara-SP, e a concessão de transporte aquaviário de passageiros para conexão entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro. O avanço de outras iniciativas também foi relevante para a performance do índice, como a conclusão da licitação do projeto Trem Intercidades, que chegou a ter a assinatura contratual suspensa pelo judiciário, e a conclusão da contratação de consultores pela União (por meio da Infra S.A) para modelagem dos estudos de viabilidade em Ferrovias para os trechos operacionais da Malha Centro-Leste e Sul. No boletim deste mês, também comentamos sobre as iniciativas para o setor de drenagem urbana, analisando o histórico de desenvolvimento de projetos pelos entes governamentais. Até aqui, as iniciativas são tímidas e falharam em grande medida.

Saiba mais na nossa edição.

iRadarPPP fecha o mês de abril em alta

Maiores Altas e Baixas do Índice Atual (11/06/2024)

+ Ferrovia Tereza Cristina (União): Alteração da situação do projeto de Intenção Pública Anunciada para Modelagem - Estudos Liderados pelo Setor Público Iniciados.

+ Saneamento Básico (Jaguariúna): Inclusão de Investimento Estimado de R$ 504.879.882,84. Alteração da situação do projeto de Modelagem - Estudos Liderados pelo Setor Público Iniciados para Consulta Pública Aberta.

+ Centros Educacionais Unificados - Fase 2 (Município de São Paulo): Alteração da situação do projeto de Licitação Iniciada para Licitação Encerrada.

+ PPP Habitacional (Bahia): Alteração da situação do projeto de Paralisado para Modelagem - PMI Encerrado.

+ Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (União): Alteração da situação do projeto de Intenção Pública Anunciada para Modelagem - Estudos Liderados pelo Setor Público Iniciados.

- Lagoa Acqua Park (Belo Horizonte): Alteração da situação do projeto de Modelagem - PMI Encerrado para Paralisado.

- Resíduos Sólidos (Jaguariúna): Alteração da situação do projeto de Modelagem - Estudos Liderados pelo Setor Público Iniciados para Cancelado.

- Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Monte Alegre do Piauí): Alteração da situação do projeto de Intenção Pública Anunciada para Paralisado.

- Estacionamento Rotativo (Guararema): Alteração das Etapas de Execução do Contrato de Prestação dos Serviços para Término Regular do Contrato. Alteração da situação do projeto de Contrato Iniciado para Contrato Encerrado.

- Serviços Funerários (Nova Trento): Alteração da situação do projeto de Intenção Pública Anunciada para Paralisado.

Conteúdos e Análises

Análise do iRadarPPP Abril de 2024

iRadarPPP – Análise de Abril de 2024

Esta análise do iRadarPPP é sobre o mês de Abril de 2024. Neste período, o Índice teve alta de 2,32% em comparação ao mês anterior. Foram 53 novas iniciativas identificadas e 39 licitações publicadas, os maiores quantitativos mensais observados no ano de 2024. Destaque ainda para a análise do histórico de desenvolvimento de projetos de drenagem urbana, a fim de gerar reflexões sobre a necessidade de investimentos no setor.

Análise do iRadarPPP Março de 2024

iRadarPPP – Análise de Março de 2024

Esta análise do iRadarPPP é sobre o mês de Março de 2024. Neste período, o Índice se manteve estável em comparação ao mês anterior (-0,09%). A análise do primeiro trimestre de 2024 evidencia um ano de conclusão de ciclo, em detrimento do lançamento de novas iniciativas. Destaque para a análise das capitais brasileiras realizada nesta edição.

Análise do iRadarPPP Fevereiro de 2024

iRadarPPP – Análise de Fevereiro de 2024

Esta análise do iRadarPPP é sobre o mês de Fevereiro de 2024. Neste período, o Índice apresentou nova elevação em comparação ao mês anterior (2,69%). Destaque para o lançamento da consulta pública do projeto do Estado de São Paulo, pela SABESP, para a Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste (URAE-1), envolvendo 375 municípios.

Quem apoia esse iniciativa

Azevedo Sette Advogados

Somos um escritório full service na área do Direito Empresarial, com mais de 50 anos. Contamos com mais de 500 colaboradores em cinco unidades. Em 2022, ocupamos o 4º lugar no ranking “Who represents Latin America’s biggest companies 2022”, da Latin American Corporate Counsel Association – LACCA. Somos reconhecidos no setor de Infraestrutura pelos melhores guias especializados (Chambers Global, Chambers Latin America, Chambers Brazil, LACCA Approved, Who’s Who, The Legal 500, Latin Lawyer 250 e Leaders League), e por clientes públicos e privados, nacionais e internacionais. Somos o Azevedo Sette Advogados.

Logo Azevedo Sette

Vernalha Pereira Advogados

Vernalha Pereira é um escritório admirado em diversas expertises do direito corporativo pelos principais diretórios jurídicos nacionais e internacionais. É reconhecido por atuar como um consistente parceiro de negócios em projetos de infraestrutura no Brasil, especialmente nos setores de saneamento, construção, rodovias, ferrovias, aeroportos, mobilidade urbana, energia, gás, comunicações, iluminação pública e cidades inteligentes. Com unidades em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e Curitiba, a banca conta com profissionais preparados para oferecer soluções jurídicas multidisciplinares e integradas, com a precisão, eficiência e responsabilidade que os grandes casos e os projetos complexos exigem.


Logo Vernalha Pereira

Uma inovação da Radar PPP

Para a Radar PPP, a compreensão das tendências do mercado contribuem para que se consiga tomar boas decisões de investimento.

  O índice envolve a ponderação diária do estoque de investimento estimado para a totalidade de iniciativas de PPP e concessões, a partir de informações capturadas pelo Radar de Projetos.

  A adição de contratos iniciados eleva o montante total do estoque de investimentos estimados. À medida em que a execução dos contratos avança, esse estoque é reduzido.

  Ponderamos os investimentos estimados à medida em que a iniciativa se aproxima da assinatura contratual.

  Cada iniciativa de PPP e concessão acarreta variação do índice por fatos positivos e negativos associados às fases em que os projetos se encontram.

Radar PPP Ltda.

Fundada em 2014 com o propósito de preencher a necessidade identificada pelos seus fundadores de organizar a informação pública disponível sobre o mercado nacional de PPPs e concessões, segue fazendo isso até hoje, juntamente com as atividades de produção de conhecimento, o desenvolvimento e implementação de cursos e a prestação de serviços especializados de consultoria para governos, empresas, organizações do terceiro setor e instituições multilaterais.

Logomarca - Radar PPP
Copyright © 2024 Radar PPP