iRadarPPP 164,08 pts. -12,30 %
iRadarPPP Água e Esgoto 897,74 pts. -0,01 %
iRadarPPP Iluminação Pública 298,50 pts. -0,01 %
iRadarPPP Resíduos Sólidos 359,35 pts. +0,00 %
iRadarPPP Rodovias 74,61 pts. -3,10 %

A Empresa

A Radar PPP foi fundada em 2014 com o propósito de preencher a necessidade identificada pelos seus fundadores de organizar a informação pública disponível sobre o mercado nacional de PPPs e concessões. E segue fazendo isso até hoje, juntamente com as atividades de produção de conhecimento, o desenvolvimento e implementação de cursos e a prestação de serviços especializados de consultoria para governos, empresas, organizações do terceiro setor e instituições multilaterais.

Os fundadores Bruno Coscarelli, Guilherme Naves estão acompanhados na composição societária atual por Livia Magaldi, Rodrigo Sá, Frederico Ribeiro, André Sampaio, Samira Chaia e Ricardo Carvalho. Todos os que fazem parte da Radar PPP dedicam-se integralmente às concessões e PPPs, sendo reconhecidos como profissionais que há vários anos produzem trabalhos, análises, projetos e estudos dedicados ao assunto.

Diariamente, renovamos a nossa crença de que o futuro da infraestrutura e o aprimoramento da qualidade no gasto público no país passam pelas PPPs e Concessões. E a Radar PPP tem orgulho de existir para fazer parte disso.

Nossa Visão

Fazer parte de um país que leva a sério o uso dos recursos públicos.

Nossa Missão

Prover consultoria estratégica, informação e conhecimento relacionados aos contratos de investimento privado em infraestrutura e serviços públicos, inovando e criando mais valor para usuários, governos e investidores.

Equipe

A equipe executiva da Radar PPP é formada por profissionais diretamente conectados com o momento em que o mercado de PPPs e concessões se encontra, além de serem profundos conhecedores de cada etapa do processo de construção de uma Parceria Público-Privada.

Os membros da equipe possuem conhecimentos complementares entre si e carregam experiências práticas multifacetadas, no âmbito da história brasileira recente com as PPPs e concessões.


Ética, valores e visão: carta de princípios da Radar PPP

O mercado brasileiro de infraestrutura passa por um momento conturbado. Há uma cultura de desconfiança crescente entre diversos agentes que atuam no mercado, assim como na imprensa, na sociedade civil, na academia e entre os cidadãos.

Entretanto, há também um claro movimento de aprimoramento institucional no País que pode representar um novo ambiente, mais maduro, mais transparente e mais eficiente para a implantação e gestão de infraestrutura, do qual um bom exemplo é a recente lei anticorrupção.

A cada dia o País tem melhores normas e instituições, de modo que, gradativamente, a cultura dos "atalhos" perde espaço. Cada vez mais as empresas estarão convencidas de que vitórias de curto prazo e a qualquer custo não são sustentáveis.

A equipe da Radar PPP acredita que é possível melhorar a qualidade do gasto público, ao mesmo tempo em que se preserva a rentabilidade do investimento privado; é possível aumentar a transparência da atuação governamental ao mesmo tempo em que se aprimora uma competição saudável entre empresas; e é possível fazer convergir os interesses público e privado em torno de um programa de infraestrutura sólido, de forma honesta e legítima.

Para isso, é urgente que haja o desenvolvimento de um mercado de contratos de longo prazo que sirva de exemplo para os processos de tomada de decisão do setor público e de implementação de políticas públicas. As PPPs e concessões podem, sim, ser instrumentos transformadores do modo como o país gasta recursos públicos e colabora com a iniciativa privada, nacional e estrangeira. Esses contratos demandam preparação e planejamento, induzem a visão de longo prazo e alinham incentivos para as partes envolvidas de forma genuinamente inovadora.

A contribuição da Radar PPP para que isso ocorra está associada a algumas de suas atividades. Seus sócios consideram que a informação pública deve estar disponível e que os serviços da empresa estão fundamentalmente conectados com o esforço de compilar, analisar e sistematizar a informação pública sobre PPPs. É urgente e necessário que:

  • Os processos de tomada de decisão do poder público sobre PPPs sejam bem comunicados e transparentes;
  • O ambiente de competição nas licitações de PPP seja aprimorado, permitindo que mais empresas possam concorrer a partir de critérios de avaliação claros e pertinentes;
  • A gestão de contratos de PPP possa garantir a eficácia das regras estabelecidas entre as partes, evitando comportamentos oportunistas; e
  • Sejam estabelecidos modos inteligentes de interação entre poder público e iniciativa privada, inclusive e principalmente nas fases prévias à licitação.

A Radar PPP espera poder, ao menos em parte, compartilhar seus conhecimentos sobre PPPs com todos os interessados, não apenas com seus clientes. Nesse sentido, a Radar PPP buscará desenvolver parcerias com universidades, assim como participar de eventos gratuitos e atender jornalistas que buscam informações sobre PPPs.

Os sócios e todos os colaboradores seguirão, cotidianamente, reforçando sua ética, visão e valores nas atividades da empresa.

Radar PPP, outubro de 2014.