O iRadarPPP de agosto de 2025 registrou retração de 2,69%, com o índice recuando para 174,465185 pontos e o estoque de investimentos estimado em R$ 1,831 trilhão. A queda reflete, principalmente, o cancelamento de iniciativas, como o projeto de geração de energia renovável da Copasa, desenvolvido em PMI entre 2022 e 2023.
Apesar do saldo negativo, o mês foi marcado pelo forte lançamento de novas iniciativas: 74 em todo o país, com destaque para o Programa Cidade Parceira, do Governo de Minas Gerais, que habilitou 21 projetos municipais e um em consórcio nos setores de Educação, Saúde, Parques Urbanos, Terminais Rodoviários e Turismo.
Entre os avanços em projetos já estruturados, destacou-se a PPP das Escolas Municipais de Porto Alegre (RS), que abrangerá 107 unidades escolares ao longo de 20 anos, com CAPEX estimado em R$ 910 milhões — voltado majoritariamente à reforma de equipamentos existentes. O período também registrou 7 consultas públicas, 34 licitações e a assinatura de 14 novos contratos.
Nesta edição, também comentamos sobre o desempenho dos leilões de projetos de infraestrutura social, a partir da experiência recente da concessão do Complexo de Saúde Padre Eustáquio – HoPE (Minas Gerais).