Em 23/06/2015, foi publicada a assinatura do contrato do segmento de Mobilidade Urbana celebrado entre a BR Mobilidade Baixada Santista S.A. – SPE e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. do Estado de São Paulo para Concessão patrocinada do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM da RMBS), voltado à prestação dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por ônibus, VLT e demais veículos de baixa e média capacidade, contemplando o fornecimento de sistemas e de veículos, inclusive VLTs; a operação e a manutenção na região metropolitana da baixada santista – RMBS, modalidade regular, compreendendo os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos.
Para a estruturação do projeto, foi lançada uma Consulta Pública em 10/12/2013, seguida de uma Licitação publicada em 03/10/2014. A licitação dessa Concessão Patrocinada ocorreu por meio de uma Concorrência Internacional do tipo Menor Preço em que era permitida a formação de consórcios sem restrição quanto ao número de consorciados.
A Concessionária vencedora é formada pelas empresas Comporte Participações S.A., Viação Piracicabana Ltda. e a Concessão terá um prazo de 20 (vinte) anos, com valor de contrato de R$1.103.613.119,40 (um bilhão, cento e três milhões, seiscentos e treze mil, cento e dezenove reais e quarenta centavos).
A Radar PPP acompanhou toda a vida deste projeto de PPP, mapeando os principais históricos e andamento, conforme apresentado a seguir:
Quer saber tudo o que acontece no mercado de PPPs do Brasil?