Em 18/06/2008, foi publicada a assinatura do contrato do segmento de Saneamento celebrado entre a SPAT Saneamento S.A. e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP para Parceria Público-Privada, por meio de Concessão Administrativa, para a Prestação de Serviços de Manutenção de Barragens; Inspeção e Manutenção de Túneis e Canais; Manutenção Civil e Eletromecânica em Unidades integrantes do Sistema; Tratamento e Disposição Final do Lodo gerado na Produção de Água Tratada; Serviços Auxiliares relacionados à Adução e Entrega; Implementação de Projetos de Melhoria da Eficiência Energética; Ampliação da Capacidade da Estação de Tratamento de Água de Taiaçupeba; Construção das Adutoras e de outras utilidades – Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAT
Para a estruturação do projeto, foi realizado um PMI publicado em 20/08/2005, seguido de uma Consulta Pública realizada em 06/06/2007 e de uma Licitação publicada em 22/09/2007. A licitação dessa Concessão Administrativa ocorreu por meio de uma Concorrência Internacional do tipo Menor Preço.
A Concessionária vencedora é formada pelas empresas Galvão Engenharia S.A., Iguá Saneamento S.A. e a Concessão terá um prazo de 15 (quinze) anos, com valor de contrato de R$997.377.948,00 (novecentos e noventa e sete milhões, trezentos e setenta e sete mil, novecentos e quarenta e oito reais) e investimento estimado de R$284.759.486,80 (duzentos e oitenta e quatro milhões, setecentos e cinquenta e nove mil, quatrocentos e oitenta e seis reais e oitenta centavos).
A Radar PPP acompanhou toda a vida deste projeto de PPP, mapeando os principais históricos e andamento, conforme apresentado a seguir:
Quer saber tudo o que acontece no mercado de PPPs do Brasil?