Em 20/12/2013, foi publicada a assinatura do contrato do segmento de Saneamento celebrado entre a BRK Ambiental – Manso S.A. e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa do Estado de Minas Gerais para Concessão Administrativa para a execução das obras de ampliação do Sistema Produtor Rio Manso e a prestação dos serviços, consistentes na operação e manutenção eletromecânica, automação e instrumentação das Unidades de Adução; e a manutenção civil e hidráulica; a conservação de áreas verdes; limpeza, asseio e conservação predial; vigilância e segurança patrimonial, em todo o Sistema Produtor Rio Manso, que compreende desde a barragem de acumulação e seu entorno até o reservatório R10 localizado no Município de Contagem-MG.
Os estudos para a modelagem do projeto tiveram o custo final de ressarcimento definido em R$2.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais) e foram realizados por Estruturadora Brasileira de Projetos S.A. – EBP.
Para a estruturação do projeto, foi realizado um PMI publicado em 14/05/2011, seguido de uma Consulta Pública realizada em 04/02/2012 e de uma Licitação publicada em 13/07/2013. A licitação dessa Concessão Administrativa ocorreu por meio de uma Concorrência Internacional do tipo Menor Preço em que era permitida a formação de consórcios de até 3 (três) empresas.
A Concessionária vencedora é formada pela empresa BRK Ambiental – Projetos Ambientais S.A. e a Concessão terá um prazo de 15 (quinze) anos, com valor de contrato de R$833.099.842,00 (oitocentos e trinta e três milhões, noventa e nove mil e oitocentos e quarenta e dois reais).
A Radar PPP acompanhou toda a vida deste projeto de PPP, mapeando os principais históricos e andamento, conforme apresentado a seguir:
Quer saber tudo o que acontece no mercado de PPPs do Brasil?