Modal Ferroviário Urbano de Campinas
A Prefeitura de Campinas publicou o Termo de Autorização para estudos de viabilidade de possível concessão ou PPP para a implantação de novo Modal Ferroviário Urbano. A partir da publicação, as empresas têm o prazo de 90 dias para a entrega dos estudos.
O Município publicou o Chamamento Público n.º 001/2021 para estudos referentes à implantação de novo modal em 01/04/2021. O projeto deve ligar o centro da cidade ao Aeroporto de Viracopos, bem como operar com tecnologia de baixa emissão de carbono e com material rodante sobre trilhos.
A Setransp autorizou a BYD do Brasil, o Idestra e o grupo formado pela TS Infraestrutura e Engenharia, Aerom Sistemas de Transportes, FBS Construção Civil e Pavimentação e Jofege – Pavimentação e Construção.
A Radar PPP monitora o projeto desde sua aprovação na Reunião da Comissão do CGPP, em 19/03/2021. Para saber mais, acesse a autorização publicada no Diário Oficial em 14/06/2021.
Modal Ferroviário Urbano do Espírito Santo
Assim como o projeto de Campinas, a Radar monitora outros projetos de mobilidade. Por exemplo, o “Infraestrutura Ferroviária – Serra a Vitória”.
O Estado do Espírito Santo publicou, em dezembro de 2019, o Chamamento Público n.º 001/2019. O edital buscava estudos para interligar as cidades de Serra e Vitória. Mas, ao contrário do projeto de Campinas, o Espírito Santo autorizou 7 interessados, entre eles a BYD do Brasil e Aerom Sistemas de Transportes.
De acordo com a Semobi, os estudos foram entregues em 04/08/2020. Desse modo, o próximo passo é a avaliação pelo Grupo Técnico.
Para acompanhar os projetos descritos, assine o Radar de Projetos, que atualmente, conta com mais de 3.090 Projetos organizados em 19 segmentos.
