Nos últimos anos, o segmento de Iluminação Pública ganhou muito destaque no âmbito do mercado de concessões e parcerias público-privadas (PPP). Pode-se dizer que esse segmento foi o que apresentou o maior crescimento em volume de projetos.
O serviço público de iluminação gera impactos na vida de todos os cidadãos e os projetos desse segmento surgiram com o objetivo de tornar mais eficiente e incrementar a qualidade do serviço nas cidades.
Em função da necessidade do investimento inicial para a modernização dos parque de iluminação, a prestação dos serviços torna-se mais eficiente, uma vez que as lâmpadas tradicionais são substituídas por luminárias de LED, que oferecem maior luminância e menor consumo de energia.
As luminárias de LED possuem maior durabilidade, o que diminui os custos com a manutenção e a necessidade em troca dos materiais, gerando também um benefício ambiental.
Consequentemente, há melhoria na qualidade do serviço fornecido para a população. Assim, a exploração da infraestrutura apresenta vantagens para todos, inclusive para beneficiários e pagadores de tributos.
Normalmente, a modalidade a ser utilizada nesses contratos firmados é a modalidade de concessão administrativa. O Radar de Projetos possui 450 projetos deste segmento, dentre os quais destacamos:
- Iluminação Pública (Município do Rio de Janeiro): contrato assinado em 13/05/2020.
- Iluminação Pública (Belo Horizonte): a cidade foi a primeira capital do país a operacionalizar um contrato de PPP deste segmento, firmando o contrato em 13/07/2016. O projeto está sendo monitorado no Radar desde 22/11/2014.
- Iluminação Pública (Vila Velha): contrato assinado em 20/10/2021.
- Sistema de Iluminação Pública (Manaus): contrato assinado em 15/04/2020.
