
Desde o encerramento das Eleições Municipais de 2020 nos dedicamos a uma pesquisa piloto sobre as menções às PPPs e concessões nas propostas de governo apresentadas por candidatos e candidatas ao poder executivo.
São 5.570 Municípios e, consequentemente, milhares de candidatos e propostas de governo. Logo, optamos por priorizar a amostra das 90 mais populosas cidades brasileiras, que contam com mais de 300.000 mil habitantes.
Conforme será apresentado a seguir, em 58 cidades da amostra os Prefeitos e Prefeitas eleitos mencionaram as PPPs e/ou concessões em suas propostas apresentadas à Justiça Eleitoral, o que reforça a tendência já observada no Radar de Projetos: a maior dinâmica em PPPs e concessões no país concentra-se nos Municípios.
Cabe mencionar também que em nenhuma proposta de governo apresentada pelos Prefeitos e Prefeitas eleitos das 90 cidades mais populosas há uma sequer menção desabonadora às PPPs ou concessões, o que denota a inexistência de temores vinculados às referidas modalidades de contratação pública, mais frequentes no passado.