O TRP que apresenta os dados do fechamento de dezembro de 2022 segue em estágio febril, como os três meses anteriores, consequência do alto número de licitações suspensas.
Apesar do maior volume de novos projetos em 2022 em comparação aos anos anteriores, o número de licitações canceladas, suspensas e adiadas também subiu no período – no último quadrimestre de 2022, foram 109 licitações com algum tipo de frustração, o maior para um patamar de quadrimestre desde o 1º quadrimestre de 2020 (148, no momento de início da pandemia).
De toda forma é notório que o mercado de PPPs e concessões segue muito ativo, com o lançamento de inúmeras iniciativas por todos os entes federativos. Para o terceiro ano do mandato dos Prefeitos e Prefeitas a expectativa é de se observar o maior quantitativo de iniciativas municipais do ciclo 2021-2024. Estados e União também sinalizam o incremento das suas agendas de PPPs e concessões, seja por meio de iniciativas próprias, seja em apoio aos entes municipais.
Informamos que neste mesmo mês, com o apoio do nosso patrocinador e parceiro de conteúdo Azevedo Sette Advogados, publicamos o TRP com foco no Segmento Saneamento.
Se você ainda não conhece a biblioteca da Radar PPP e tem interesse nos temas de PPPs e concessões, clique aqui.