Em 19/03/2010, foi publicada a assinatura do contrato do segmento de Mobilidade Urbana celebrado entre a CTRENS – Companhia de Manutenção e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM do Estado de São Paulo para Concessão Administrativa para prestação de serviços de manutenção preventiva, corretiva e revisões gerais com modernização de trens dedicados à Linha 8 – Diamante da CPTM, consistindo na reforma de carros ferroviários da série 5000 e fornecimento de frota nova, dentro de padrões pré-definidos de confiabilidade, disponibilidade e tempo de reparo.
Para a estruturação do projeto, foi lançada a Consulta Pública em 12/11/2008, seguida da publicação da Licitação em 27/05/2009. A licitação dessa Concessão Administrativa ocorreu por meio de uma Concorrência Internacional do tipo Menor Preço em que era permitida a formação de consórcios sem restrição quanto ao número de consorciados.
A Concessionária vencedora é formada por CAF Brasil Indústria e Comércio S.A., Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A., Inversiones en Concesiones Ferroviarias S.A. e a Concessão terá um prazo de 20 (vinte) anos, com valor de contrato de R$1.812.780.474,47 (um bilhão, oitocentos e doze milhões, setecentos e oitenta mil, quatrocentos e setenta e quatro reais e quarenta e sete centavos) e investimento estimado de R$960.000.000,00 (novecentos e sessenta milhões de reais).
A Radar PPP acompanhou toda a vida deste projeto de PPP, mapeando os principais históricos e andamento, conforme apresentado a seguir:
Quer saber tudo o que acontece no mercado de PPPs do Brasil?